24 julho 2008

Apesar de serem problemas comuns de visão, percebi que muitos não sabem o que significa...

... Miopia - Os portadores de miopia têm dificuldade para enxergar longe. Em alguns casos, a visão também é ruím para perto.
... Hipermetropia - Os portadores de hipermetropia têm dificuldades para enxergar perto. Em graus maiores, a dificuldade pode ser também para longe.
... Presbiopia - Também chamado de vista cansada, comum após os 40 anos. Os portadores têm dificuldades para enxergar para perto, principalmente para leitura de letras pequenas, para costurar, para colocar a linha no buraco da agulha e para escrever. A maioria das pessoas que nunca usou óculos, nem nunca precisou usar, cairá neste grupo após os 40 anos de idade, com algumas exceções. A dificuldade para perto tende a piorar com a idade.
... Astigmatismo - É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".

3 comentários:

Portal Veritas disse...

Sou funcionário da saúde e confesso que não me lembrava dessas definições.

Este é um belo trabalho para a saúde pública, um dos únicos que vi sobre o assunto.

Unknown disse...

Ola Alice, tudo bem?
Bem, vim fazer um comentário em seu blog, estava devendo não é?
E que post mais oportuno, justamente aquele que explica coisas básicas que pessoas comentam no dia a dia e na maioria das vezes nao sabem o que dizem!Alias, estas explicações são o objetivo do meu blog!
Parabéns!

Silvana Persan disse...

é verdade. eu mesma achava que havia os míopes e os completamente míopes. talvez minha ignorância seja porque não somos acostumados a ter cuidados médicos com nossos olhos. a grande parte das pessoas só procura um oftalmologista quando começa a ter dificuldade para enxergar ou quando encontra algum problema que possa ter relação com a vista.

bjs