17 maio 2009

O que precisa-se saber sobre o Crosslink?

Atualmente a moda para quem tem Ceratocone é o Crosslink. Uma técnica nova e sem ainda uma estatística oficial.
Como já se disse várias vezes, o Crosslink não estaciona o Ceratocone. Ele enrijece a córnea, retardando a sua progressão, por isso sua indicação para quem está na fase inicial e em jovens, já que neles o transplante pode apresentar uma porcentagem maior de rejeição e, provavelmente, precisarão passar por outro depois de 20/30 anos.

Só que os oftalmologistas estão aplicando a técnica para todos os graus da doença, como se o CXL fosse a solução para tudo, mesmo porque o procedimento é particular e cada médico cobra o que acha correto.

É claro que enquanto se puder retardar o transplante, todas as técnicas são válidas, seja lente, anel, crosslink, mesmo porque nem todos que tem a doença precisarão de transplante.

De cada 100 jovens, apenas 40 terão uma evolução grave no Ceratocone. Os outros 60 farão a técnica e nem precisariam fazê-la... mas como não se sabe quem faz parte dos 60, a solução é prevenir.
Só não se pode achar que com isso se está curado. Às vezes é necessário o uso do CXL em conjunto com o implante de anéis intracorneanos e até mesmo com lentes rígidas. Resultados a longo prazo e novos estudos, são necessários, para avaliar a duração do efeito de endurecimento na córnea.
O Hospital de Olhos de Sorocaba faz o Crosslink pelo SUS (e também particular).
Para fazer pelo SUS é necessário seguir todo protocolo. Cadastrar-se para uma avaliação (a mesma que avalia a necessidade de um transplante). Seguir todos os procedimentos e o médico dirá da possibilidade ou não de se realizar o Cross.

4 comentários:

paulo cesar araujo disse...

boa tarde alice, meu filho tem 24 anos e tem ceratocone numa vista e ja passou p 3 oftalmos diferentes e se chegou a conclusao que deveria fazer cirurgia , [ cross-linkin ] . vi que voce postou comentario que em sorocaba e feita esta operaçao pelo [ SUS ] voce tem como me orientar p que eu possa estar levando ele p tentar porem preciso de uma certeza mesmo por que no momento estamos sem condiçoes de pagar p medico particular , p favor se puder me responder fico no aguardo ja muito grato e que deus abençoe todos aqueles que se preocupam com seus semelhantes , abraço p voce e todos os seus . PAULO CESAR ARAUJO.

Alice Daniel disse...

Paulo Cesar,
como não deixaste email terei que responder por aqui. Espero que leias.
Para saber tudo a respeito das consultas e cirurgias do hospital de Sorocaba, visita o site:
http://www.hos.org.br/hos/inicial/inicial.php
Lá tem os telefones de contato e podem te informar com maior clareza.
Me mantem a par.

Anônimo disse...

Não é verdade que se faz 'crosslink' pelo SUS... este protocolo é de pesquisa... você será cobaia de alguma coisa para fazer 'de graça' esta é um forma do paciente chegar ao Hospital BOS, uma vez lá alguns acabam fazendo particular... é um tipo de 'marketing' agressivo e anti-ético. O 'crosslink' está liberado pelo Conselho Federal de Medicina mas não tem codificação pelo SUS ainda.

Luis Antonio

Anônimo disse...

Bom dia, fui ao Hospital de Sorocaba pelo SUS e lá fui muito bem tratada passando o dia inteiro de exames e por final constatou-se que somente o uso de lentes de contato resolveria o problema de não enxergar com distorção, porém quem acha que vai lá e vai fazer um transplante e voltar a enxergar do dia para noite isso não acontece porque fazem somente em casos extremos em que a cornea não segure mais as lentes de contato.Fiz minhas lentes no Cema em São Paulo, onde a consulta e lentes ficaram em torno de 1.200,00e ficaram ótimas nem sinto que estou com elas.Porém, enquanto não ficaram perfeitas e sem incômodo eu não sai de lá. Passei com o Dr Wilson Obeid (Ótimo e atencioso)

Att, Juliana Araújo