19 abril 2009

Em busca da lágrima...


Quarta-feira, dia 22, farei novo procedimento nos olhos. Desta vez nos dois. Vou fazer a oclusão dos canais lacrimais. É simples, mas para variar, mais agulhadas nos olhos.

Toda vez que digo não ter lágrima, que invejo aquelas lágrimas escorrendo pelo rosto de alguém, me perguntam espantados: tu não choras???

É lógico que choro. Chorar é sentimento.
O choro, o pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, alegria exagerada, raiva, aflição, etc.

A emoção eu tenho. Falta-me a lágrima.

No processo fisiológico, O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima.
Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano.

O choro sem lágrima chama-se alacrimia.

A síndrome alacrimia é caracterizada pela deficiência de lacrimejamento, variando de completa ausência de lágrimas a hiposecreção de lágrimas.
Esta síndrome é congênita e está presente desde o nascimento podendo ser observada a ausência de lágrimas com choro seco.

A transmissão é geralmente autossômica recessiva e como primeiro tratamento importante para evitar sequelas nas córneas é a administração de lágrimas artificiais, evitando complicações oculares.
Meus olhos herdaram tudo: olho seco (em função da alacrimia) e a Distrofia de Fuchs.

Para que o transplante dê bons resultados é preciso uma ótima lubrificação. A oclusão dos canais lacrimais é uma tentativa de evitar novas Ceratites e outras complicações.

2 comentários:

Liipee disse...

Cara amiga, bem interessante.
eu que pretendo ser médico vou me informando a cada dia que passa, então já é um aprendizado.
Não conseguiria viver sem chorar, na verdade, faz tanto tempo que não choro que não sei mais se consigo chorar, as lágrimas que caiam tão facil quando criança hoje parecem espinhos.
mal né?
bom, desejo sorte nas 'agulhadas', e fé.
força
:)

Jacqueline disse...

Alice,

A quanto tempo...Estou vendo vai passar por mais uma prova, tenho certeza que isso só fará aumentar a sua força e a sua fé. É normalíssimo que em alguns momentos fiquemos desanimadas. Mas somos fortes e essa força quem nos dá é Deus!!!
Então te desejo muita força, tenho certeza que irá superar mais esse desafio.
Quanto a mim, ainda estou na luta para minha córnea não rejeitar, a inflamação está sendo controlada por corticoide.É isso precisamos e devemos seguir em frente!!!
Um grande beijo!

Jacqueline