16 fevereiro 2009

Depoimento de Isabel Leon

Tive ceratocone, como a maioria de vocês e fiz o meu primeiro transplante de córnea em 1985. Tive apenas um pequeno edema, o qual foi corrigido na mesma semana. Este meu olho (o esquerdo) ficou excelente.
Antes do transplante, se eu ficasse sem a lente de contato, o que via eram só borrões. Depois do transplante consigo ler, até hoje, sem o uso de óculos qualquer tamanho de letra, até aquelas pequeninhas de bula de remédio.
Em 1987 fiz o transplante em meu olho direito. Este, na época ficou bom, mas depois de algum tempo houve umas deformações da córnea. Há 4 anos atrás realizei uma topoplastia nesse olho, que é uma cirurgia onde o médico (aproveitando a mesma córnea) recoloca-a no formato que deveria ter.
Bem, há cerca de um ano foram retirados os últimos pontos e posso dizer que minha visão ficou excelente, boa para longe.
Atualmente só uso óculos para dirigir e para o computador. De resto, passo o dia todo sem a necessidade do uso deles.
Estou relatando isto, para que vocês que ainda vão se submeter aos transplantes de córnea, tenham muita confiança, pois como eu, vocês também podem melhorar incrivelmente a qualidade de vida de vocês.
Que Deus os abençoe e proteja. Como não tive conhecimento de quem foram meus doadores, mandei rezar missa por eles.
Agradeço muito a luz que eles e suas famílias devolveram aos meus olhos.



Isabel, é muito importante depoimentos positivos como o teu. A maioria das pessoas que acessa o blog e que precisa de um transplante, encontra-se com medo, ansiedade à flor da pele. E é preciso que tenhamos palavras de incentivo e fé.

Obrigada pelo teu depoimento.

2 comentários:

Erich Pontoldio disse...

Ótimo depoimento...é lendo posts positivos que quem está na dúvida pode ter certeza do que irá fazer

Yaser Yusuf disse...

Ola, como vai?
Gostei do Lay out do seu blog e toda a disposição dos textos , figuras e widgets...
Parabéns, quando puder me visita, vou ser seu seguidor , e assim espero que me siga também...
http://yaseryusuf.blogspot.com/