05 dezembro 2008

O que posso ou não fazer?

Das dúvidas mais comuns nas Comunidades de transplantados de Córnea, e acredito que para qualquer transplantado, a maior é o que podemos fazer após a cirurgia.
É possível praticar esportes? É permitido maquiagem?
Como sempre, respondo que o que deve prevalecer é o nosso bom senso. Lembrar que somos transplantados e que os cuidados devem ser redobrados.
Nos 3 primeiros meses as restrições são quase que totais. É o período mais delicado. Aos poucos a vida vai tomando um ritmo quase que normal.
Mas, devo jogar futebol, volei, surfar...?
Todo esporte coletivo está sujeito a empurrões, batidas, boladas no rosto. Surfar sem quedas, sem contato com a água do mar, não tão limpa quanto gostaríamos, é praticamente impossível.
Maquiar-se sem que se corra o risco de pó de sombra, rimel ou que outra maquiagem caia no olho, também.
É claro que não vamos nos privar para sempre do que gostamos, mas é preciso um tempo longe e sempre respondermos à pergunta: o que essa atividade pode prejudicar a minha córnea transplantada?
Se usarmos a nossa responsabiliade e o nosso bom senso, saberemos a resposta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que pode se fazer de tudo...desde que tenha cuidado né

ED CAVALCANTE disse...

PRIMEIRO, PARABÉNS PELO BLOG. A INTERNET TÁ CHEIA DE BOBAGENS, MAS DE VEZ EM QUANDO A GENTE ENCONTRA UM LUGAR COMO ESSE. INFORMAÇÕES,DICAS DE CUIDADOS, MUITO LEGAL!

Nat Valarini disse...

Boa tarde flor!

Que bom saber que você continua firme, determinada e que continua trazendo essas informações tão importantes.

Tenho uma dúvida: Quanto à piscina, você terá alguma restrição devido ao cloro?

Bjoks!

http://garotapendurada.blogspot.com/

Fabíola Oliveira disse...

Gostei da sua iniciativa de escrever um Blog tão diferente. Existem poucos Blogs tratando desse assunto. Achei muito boa mesmo a iniciativa. Tem um certo fim social esse Blog. Beijos, lindinho.

Anônimo disse...

Pôxa, seu blog é de utilidade pública! Parabéns!
As restrições valem a pena, afinal após a cirurgia a vida muda não é mesmo!?

Anônimo disse...

Bom eu não conhecia esse blog e eu concordo com o Alexandre ele é um blog si de utilidade pública!

Eu acho importante informar as pessoas sobre as causas, os riscos e tudo mais.

Palavra de um transplantando.

Suzy disse...

Olá! Obrigada pela visita^^ minhas palavras são um misto mesmo heheh, mas como toda arte nem sempre é feito para entender, neh^^... apropósito o que é bom de entender é sobre o assunto do seu blog;) Passo por muitas páginas pessoais na internet e é sempre bom ver que dentre elas exista uma forma de conhecimento. Vou visitar sempre aui, gostei de saber sobre o assunto!
Beijoss

Anônimo disse...

As dúvidas são realmente muito grandes! Depois do transplante ficamos sem saber o que podemos ou não fazer. Concordo com você quando diz que temos que usar o nosso bom senso. É muito importante antes refletir sobre a atividade que pretendemos desenvolver. Não podemos colocar a nova córnea em risco.