04 setembro 2008

São Paulo elimina fila para transplante de córnea

A fila de espera para transplante de córnea na capital paulista, Grande São Paulo e litoral do Estado de São Paulo acabou. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, esta é a primeira vez na história que isso acontece. De acordo com a Secretaria, a Central de Transplantes registrava hoje apenas três pessoas na lista de pacientes ativos (considerados aptos a realizar um transplante) da capital, região metropolitana e litoral. Ontem, o número chegou a zero, um marco inédito.Em agosto, o número de inscrições de pacientes praticamente empatou com o total de cirurgias realizadas. Foram 6,3 inscrições diárias, em média, contra 6 transplantes nessas três regiões.
A capital paulista, Grande São Paulo e litoral são responsáveis por cerca de 50% das córneas captadas em todo o Estado.Entre os transplantados em agosto, nessas três regiões, o tempo médio de espera foi de 1,6 mês, e 54,7% fizeram a cirurgia com menos de 30 dias de inscrição na lista da Secretaria. Há um ano a espera era de 5,2 meses. Em agosto de 2002 o tempo para transplante de córnea na capital ultrapassava dois anos.
De janeiro a agosto foram realizados 1.490 transplantes de córneas na capital, Grande São Paulo e litoral, 79% a mais do que os 832 registrados mesmo período do ano passado. Em todo o Estado o número de transplantes este ano chega a 4.048, contra 3.185 de janeiro a agosto de 2007. Se o mesmo ritmo for mantido São Paulo deverá chegar ao final do ano com recorde histórico em transplantes de córneas.
O aumento da captação de córneas no Estado começou a ocorrer em 2005, graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Banco de Olhos de Sorocaba, considerado o mais capacitado do País, que passou a captar o tecido em hospitais da capital e região metropolitana, reforçando o trabalho das Organizações de Procura de Córneas (OPC) que já atuavam nessa região.
A TardeOnline - 02/09/2009
.
Se pudéssemos ler essa notícia sobre os outros Bancos de Olhos no restante do Brasil... Alguns ainda funcionam precariamente, levando até mais de 5 anos para que o paciente seja chamado.
Precisamos urgentemente de Campanhas que concientizem a população.

5 comentários:

Erich Pontoldio disse...

òtima notícia...são ações de educação e conscientização da população que fazem com que notícias assim seja cada vez mais divulgadas.

Anônimo disse...

Eu tenho ceracotone nos dois olhos e em maio deste ano fiz meu cadastro na fila de espera p/ o transplante aqui no meu Estado, Mato Grosso. Só que eu teria que esperar em média uns 3 anos para conseguir fazer. Quando fiquei sabendo que em Sorocaba/Sp não esistia mais fila de espera, solicitei minha transferência pra lá no inicio deste mês. No dia 14/10/2008, já estou com uma avalição agendada em provavelmente, no dia 15/10/08, já irei fazer o transplante. A equipe médica de Sorocaba está ate´conseguindo agendar as cirurgias.

Socorro Santos disse...

Alice ,eu sou de belemonde moro com meus tios, sendo que meu tio esta precisando fazer um transplante de cornea . Como posso inscreve-lo para que consiga fazer essa cirurgia?

transplante urgente disse...

oi me chamo cristiane ,e estou com um sério problema ,estava me tratando no HP.SP, mas não morro em SP ,estou morando em SANTA ADELIA interior ,e preciso dar continuidade ao meu tratamento,ja tenho a carteirinha azul ,a minha matricula é 0002677554 RD-HSP 0010261111 ABERTURA 03/07/2009 EMISSÃO 03/07/2009,mais esta uma borrocracia,a assistente social ,ja ligou no HSP, mais é impossivel algem da alguma informaçaõ ,eu faltei no ultimo consulta ,que tava marcado para novembro de 2009 ,e o meu pedido é de transplante de cornias urgente por favor me de uam informação ,quero transferir o meu diagnostico para catanduva para dar continuidade ao meu tratamento aqui proximo da minha residencia ,não to mais enxergando quase nada ,ta muito dificila me comover sozinha ,aqui é melhor para mim ,por favor veja paar mim ,qual é o exame q ta faltando para mim e quando posso ta marcando para realizar esse exame ,q apos o exame ja vou para a sala de transplante ,preciso da sua inteira ajuda ALICE DANIEL ,entre em contanto comigo no email,cris-james@hotmail.com ou tel ,017- 3571-49-73

transplante urgente disse...

ALICE ,queria muito a minha transferencia para SOROCABA/SP,sera q vc pode me ajudar a transferir o meu pontuario para o mais rapido possivel ,pois ja estou trancada dentro de casa sem sair pois a visão esta horrivel ,o ceratocone arrasou minha visão ,por favor me ajuda ,fica com DEUS ,A entre em contato comigo no meu email ,cris-james@hotmail.com obrigada agardo seu retorno