12 julho 2008

Transplante de Córnea x Atividades Esportivas


Aproximadamente 1% a 1,5% dos pacientes transplantados sofrem, durante sua vida, algum tipo de trauma ocular que causa deiscência (abertura de suturas) parcial ou total da incisão cirúrgica. Isso pode acontecer em decorrência ou não de atividades esportivas.
Recomenda-se aos pacientes que não pratiquem esportes de contato (basquete, futebol, lutas marciais, etc.) durante o primeiro ano pós-operatório, enquanto as suturas não forem retiradas. Podem praticar tênis, mas devem ser cautelosos durante competições, quando estiverem jogando junto à rede.
Uma vez estabilizada a córnea e recuperada a visão, podem fazer esportes, inclusive os de contato, mas tomando o cuidado de usar óculos de proteção ou "óculos de esporte".
A incisão corneana do transplante será sempre a parte mais frágil do olho e qualquer trauma pode vir a causar deiscência parcial ou total da incisão.

Não se deve privar o paciente transplantado das práticas esportivas, mas deve-se conscientizá-lo da necessidade de utilizar óculos de proteção se estiver exposto a um possível trauma.

4 comentários:

Beto Uchôa disse...

Creio que com mais alguns anos poderemos tornar mais facil e praticoos transplantes, tudo esta mudando muito rapido não é.
Lindo teu blog.

Anônimo disse...

Olá Alice ...

Vi o link do teu blog na comu do orkut ...

É lindu seu cantinhu ...

Muito interessante a "matéria" sobre transplante de córnea ...

Muito lindo esse pensamento q a vida faz mais sentido c/ amor ...

Bjs ...

Mariana Castela disse...

muito interessante o post ! não sabia sobre isso .
doação é a melhor forma de lembrança que uma pessoa pode deixar !
parabéns pelo blog !

Mandy disse...

Obrigada pelo comentário lá no blog! As pessoas deviam ter mais consciência no q elas fazem com os animais e com o mundo em q vivemos!

Acho q a doação é um gesto de amor ao próximo maravilhoso! Sem dúvidas é o gesto mais bonito!

BjO