01 julho 2008

Córnea artificial poderá acabar com lista de espera para transplantes?

"Estima-se que 25.000 brasileiros estejam hoje na fila de espera para um transplante de córnea.
Apesar de diferenças entre os diversos estados, a situação está bem aquém do desejado pela simples falta de doadores.
Agora, pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, estão se preparando para fazer os primeiros testes com uma córnea artificial, que poderá acabar com o problema das filas de espera no mundo todo.

Córnea artificial
Já houve muitas tentativas de se produzir córneas artificiais, mas até agora praticamente sem sucesso. Isso se deve principalmente pelas características conflitantes que se exige do material com que a córnea deve ser fabricada - o material deve fixar-se firmemente nas células do tecido natural que fica ao seu redor, mas o contrário não pode ser verdadeiro, ou seja, as células não podem crescer sobre o material, o que fatalmente impediria a visão.
A equipe do Dr. Joachim Storsberg acredita ter encontrado a solução. "Nossas córneas artificiais são baseadas em polímeros disponíveis comercialmente que não absorvem água e não permitem que células cresçam sobre eles," diz o cientista.

Implante seletivo
Inicialmente o polímero é modelado no formato da córnea. A seguir os pesquisadores o recobrem de forma seletiva. Nas bordas é criada uma película com proteínas que permitem a fixação das células da córnea natural, fixando o implante.
A parte central da córnea artificial é recoberta com um polímero hidrofílico, que mantém a característica original de transparência, não permitindo o crescimento de células. Sendo hidrofílico, ele é sempre umedecido pelas lágrimas.
Outro desafio a ser vencido foi evitar que as proteínas que fazem a fixação das bordas da córnea artificial fossem destruídas no processo de esterilização termal. A solução foi construí-las planas, sem a estrutura tridimensional típica das grandes proteínas. "
Segundo os médicos, essas córneas artificias estão muito longe de substituir o transplante!

5 comentários:

Jorge Paulo disse...

Like, esta longe dessa cornea artificila superar a cornea de um doador...
Ceratoprotese (o nome dado a essa cornea artificial) so para casos onde o transplante nao e mais possivel...

www.barreirinha.net disse...

Meu nome é izaac tenho 20 anos, sou de manaus-am, bom primeiro quero agradecer ao criador do blog por dá essa contribuição grandiosa para cada um de nós. eu tambem tenho ceratocone , e sei como é dificil não enxergar direito, no meu caso o ceratocone esta bem avançado no lado direito, o meu oftalmologista diz que ainda não é o caso de fazer transplante. se esse dia chegar eu vou ter que fazer o transplante, com isso tenho que sair daqui de manaus pois aqui ainda não faz transplante de cornea. Escrevo esse pequeno texto para dizer que estamos na mesma luta, vamos em frente com coragem e alegria.

Anônimo disse...

Ola meu nome é Alessandra tenho 20 anos e sofro com uma doença chamada ceratocone á 3 anos uso lentes de contato estava na fila de espera para corneas até me chamaram para o transprante só que a epoca estava gravida e o hospital pediu 8 mil pelos serviço pretados sendo (internaçao,nestezia,serviço de quarto, e mais algumas coisas..) Bom eu nao tinha esse dinheiro é acabei perdendo o transprante agora estou novamente na busca pela uma doaçao quero agradeçer quem inventou esse blog pois agente de bixa renda sofor mesmo com essas diferencias um abraço a todo aqueles que esta como eu nunca podemos disistir pois a esperança é a ultima que morre ...

Daniela disse...

Olá sou Daniela e tenho ceratocone nos dois olhos.Faz um mês que fiz implante do anel no olho direito,mais não obtive melhoras, estou frustada, pois a cirurgia me custou 5 mil reais. E agora vou ter que colocar uma lente rígida para poder enxergar melhor. No olho esquerdo vou fazer Cross link e gostaria de saber se a melhora da visão é imediata, estou com medo de ficar novamente frustada, pois queria me livrar das lentes rígidas. E no meu olho direito que tem o anel é possível fazer cross link? Obrigado pelo blog, bjus
Meu e-mail é dani-moreena@hotmail.com

Thalita disse...

Olá, Meu nome é Thalita, tenho 23 anos , sou do Rio de Janeiro, há aproximadamente 2 anos descobri que tenho ceratocone, tentei me adaptar as lentes rígidas mais não consegui.
Há 5 meses fiz a implantação dos anéis de ferrari. Graças a Deus obtive uma melhora extraordinária!!! Eu tinha aproximadamente 6 graus de astigmatismo nos 2 olhos e só com essa primeira cirurgia consegui melhorar e visão e o astigmatismo baixou para 2 graus !! =) Irei agendar o Crosslinking para janeiro de 2012 e continuo com fé em Deus que terei um excelente resultado