17 junho 2008

Candidatos do Rio poderão acompanhar suas posições nas filas


Lista de transplante divulgada na Internet

Pacientes do Rio que esperam por transplantes de coração, rins, pâncreas, pulmão, córneas ou fígado poderão acompanhar pela Internet sua posições na fila por um transplante. Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Ellen Barroso, a previsão é de que em até quatro meses o novo sistema esteja implantado. “O objetivo é dar transparência e credibilidade ao processo.

Os pacientes terão uma senha e poderão ver seu cadastro, a data de inscrição e o posicionamento na fila.
Hoje, eles não têm como acompanhar, não sabem suas posições”, diz Ellen. Devido a limitação do sistema, nem a Central consegue saber a posição dos pacientes se não aparecer um doador. “Muitas vezes, recebemos pessoas que querem saber qual o seu posicionamento e só podemos informar qual era a posição na data do último transplante realizado”, diz Ellen.
O novo sistema, que é usado em São Paulo, permitirá ainda que candidatos a um transplante de fígado acompanhem se seus exames foram atualizados.
Segundo a coordenadora, isso é importante porque esse tipo de transplante obedece à escala Meld, obtida através de exames que avaliam a gravidade de cada caso.
Candidatos a um transplante de rins, que segue critérios de compatibilidade, também poderão acompanhar seu cadastro. Mas outros detalhes serão discutidos pelo estado.
O sistema ajudará a avaliar o desempenho dos centros transplantadores. “Os hospitais informarão dados após o transplante como a sobrevida do paciente. Isso é útil para acompanharmos a qualidade do atendimento”.
Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e os demais ministros de países do Mercosul assinaram acordo para o combate ao tráfico internacional de órgãos. As nações passarão a registrar e transferir informações sobre os doadores e retirada de órgãos. Pacientes têm que atualizar endereços.
Há atualmente 7.467 pacientes esperando por um transplante no Rio. Muitos deles, segundo a central, não mantêm seus dados atualizados. E precisam se recadastrar para que possam receber suas senhas ou mesmo serem encontrados pelas equipes. “Muitas vezes, o paciente muda de endereço e não tem telefone.
É importante que a gente tenha os dados ”, diz Ellen, pedindo que essas pessoas enviem dados como nome, endereço e telefone para o endereço eletrônico transplantes@saude.rj.gov.br ou entrem em contato através do (21) 2221-4450, das 8h às 19h nos dias de semana.

Pâmela Oliveira - Jornal O Dia - 15/08/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco