15 junho 2008

Descubra o Ponto Cego do seu Olho

O que é "Ponto Cego"

Todo olho tem um "ponto cego", onde a retina se une ao nervo óptico e forma um funil de células nervosas que não é sensitivo à luz no seu centro, e é algumas vezes chamado de "cabeça do nervo óptico". O "Ponto Cego" é onde todos os neurônios se juntam e o nervo óptico leva a informação do olho até o cérebro. Esta área não tem foto-receptores. Se um raio de luz penetra seu olho e é focalizado nesta área, o cérebro nao recebe nenhuma informação. Esta área é rapidamente detectada com o mais simples teste de campo visual, e é mais apropriadamente chamada de "Ponto Cego Fisiológico" para distinguir de área danificadas da retina.

Vamos descobrir agora onde fica o seu "ponto cego".







Veja a ilustração abaixo. Cubra o seu olho direito e olhe fixamente para o círculo vermelho à direita, com seu olho esquerdo. Então, vagarosamente afaste-se do monitor (ou se você estiver longe, aproxime-se lentamente). Conforme você se movimenta, aproximando-se ou afastando-se da tela, (Não olhe para a estrela azul), haverá um ponto em que a estrela azul desaparecerá. Este é seu "Ponto Cego"!


A estrela azul desapareceu? Agora teste seu olho direito, cobrindo o olho esquerdo e olhando para a estrela azul.
Logicamente, esse ponto não é perceptível com os dois olhos abertos, porque um olho compensa o ponto cego do outro lado e vice-versa.

Mais testes AQUI


Um comentário:

Ivanéri disse...

Mais que um gesto bonito, criar esse espaço é doação a quem precisa tanto de solidariedade, carinho e informação para viver um momento tão delicado!
Te admiro muito...
Ivaemocionada