11 julho 2012

Nova técnica para corrigir ceratocone chega ao país

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar uma nova lente intraocular que é a primeira a chegar ao país com a proposta de corrigir o ceratocone. A doença atinge cerca de 190 mil brasileiros. Afina e dilata a córnea que passa a ter o formato de um cone. Esta deformação induz à miopia e ao astigmatismo irregular. Resultado: os portadores enxergam imagens fantasmas e halos. 

Por enquanto, um grupo pequeno de especialistas tem certificação para realizar o implante da nova lente no Brasil. Entre eles o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. O médico diz que o método já é internacionalmente utilizado, principalmente na Europa. "O procedimento é parecido com a cirurgia de catarata, mas não remove o cristalino", afirma. 

Duas semanas antes da cirurgia é feita uma ou duas pequenas aberturas próximas à borda da íris, parte colorida do olho. O especialista diz que essas aberturas permitem a circulação do líquido do olho ao redor da lente que vai ser implantada. "Isso garante o aporte de nutrientes ao sistema ocular e evita a formação de depósitos que levam à opacificação do cristalino", explica. 

Segundo Queiroz Neto, a nova lente é injetada entre a íris e o cristalino através de uma incisão feita na córnea. O procedimento é ambulatorial, feito com anestesia tópica. "A recuperação é rápida. Entre um e dois dias já é possível retomar as atividades", comenta. O médico destaca que a qualidade da visão melhora muito após o implante, mas dependendo da gravidade do ceratocone pode restar algum grau. 

Indicações 

Queiroz Neto ressalta que o implante só e indicado para quem tem entre 21 e 45 anos e ceratocone estabilizado há um ano. Ele lembra que a única técnica capaz de estabilizar a doença é o crosslink. Isso porque, consiste na aplicação de ultravioleta associado à riboflavina (vitamina B2) que provoca novas ligações entre as fibras de colágeno da córnea e a torna mais rígida. 

O especialista diz que a lente corrige até 23 graus de miopia e 6 graus de 
astigmatismo. Por isso, o implante também é indicado para míopes e portadores de astigmatismo que não podem fazer a cirurgia refrativa porque têm a córnea fina. 

Contraindicações 

O procedimento é contraindicado para: 

· Portadores de inflamação ocular, glaucoma, catarata, descolamento da retina, degeneração macular. 

· Quem tem menos de 21 anos. 

   Mulheres grávidas. 

· Câmara anterior menor que 2,8 mm. 

· Baixa densidade celular do endotélio (camada interna da córnea). 

· Pessoas alérgicas aos colírios que devem ser usados no pós-operatório. 

Como toda cirurgia, esta também tem riscos. Queiroz Neto afirma que principais são indução ao glaucoma e à catarata. Os sinais de alerta após o implante são dor nos olhos e visão embaçada. Como o procedimento é reversível, o desenvolvimento de complicações pode ser interrompido. Independente de qualquer desconforto é importante fazer acompanhamento médico anual, conclui.
(Matéria da Folha Web - Bonde - em 3 de julho de 2012)

4 comentários:

Equipe Mix do Saber disse...

Que legal, tomara que em dando certo esta tecnica chegue tb aos brasileiros menos favorecidos.

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo!

Tem algum oftalmologista em Porto
Alegre fazendo esse procedimento?

Alex.
ax_oliveira@hotmail.com

Denilson disse...

Alguém já tentou esta técnica?
Ou sabe por volta de quanto é o valor?

Flávio Rodrigues disse...

Também sofro de ceratocone, fui transplantado ja de um olho e vivo com esta doença já a mais de 5 anos.

Criei um blog para quem quiser acompanhar o meu dia a dia com esta doença:
http://vivercomceratocone.com/

obrigado,
Flávio