06 janeiro 2010

Córneas de doadores de SP diminuem fila de espera em outros estados do Brasil

Córneas de doadores paulistas estão ajudando brasileiros de outros estados a enxergar melhor. Rio Grande do Norte, Pará, Acre e Maranhão já receberam remessas de São Paulo. O primeiro investimento foi na criação de bancos de olhos. Depois, vieram o treinamento das equipes e o mapeamento dos pacientes para saber quem precisava de cirurgia e onde havia doações.
Nas últimas duas semanas, houve excesso de doações e 54 córneas foram enviadas para outros estados, sendo 11 para o Maranhão.
“Nós temos uma fila muito grande com relação a receptores de córneas. Nós temos 1.057 pacientes aguardando por um transplante”, diz Silvana Oliveira, coordenadora do Hospital Universitário São Luís. Em um dos nove bancos de olhos de São Paulo, há menos de uma década as geladeiras em que as córneas ficam guardadas viviam vazias. A fila de espera tinha mais de 5 mil pessoas, que esperavam dois, três anos por uma cirurgia. Atualmente, entre a indicação médica e o transplante, não demora nem um mês. Este é o tempo de captar e analisar a córnea, escolher o paciente e marcar a cirurgia.
De acordo com Denise de Freitas, chefe de oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quando o paciente é chamado, ele já está com tudo certo. “Então, em menos de uma semana, é possível fazer um transplante aqui, no estado de São Paulo”, diz a médica.
.
Precisamos desta estrutura em outros estados brasileiros. Que São Paulo sirva de exemplo!

Um comentário:

Unknown disse...

bom venho até vcs, pq meu filho nescessita urgente de uma cornea, no próximo dia 13 ele fará 17 anos eu queria tanto que ele pudesse enxerguar melhor para poder estudar melhor e trabalhar tbm, ele força muito o outro olho que naum precisa por favor nos deem esse presente, para uma mãe aflita, ele ja fez todos os exames estamos só aguardando uma doação..moro em extrema mg. me chamo nadia novais
meu tel de contato é 035-3435-5002
ele fez os exames pela unimed em pouso alegre-mg aonde aguarda uma doação....
nadia_araujod@hotmail.com.br