23 março 2009

[Relembrando] - Astigmatismo

Uma córnea normal é redonda e lisa, como uma bola de beisebol. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovalada, como uma bola de futebol americano.

O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado

O astigmatismo é corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão de várias maneiras, incluindo óculos, lentes de contato ou cirurgia.

A córnea normalmente é redonda, enquanto no astigmata é ovalada. Quando há irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino (lente interna do olho) pode gerar o astigmatismo. Sendo assim, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.
Alguns são direcionados em mais de um ponto na retina e outros à frente ou atrás dela. Em virtude da curvatura irregular, a imagem levada ao cérebro torna-se deformada, distorcida ou desfocada.


A maioria das pessoas que passa por um transplante de córnea fica com um astigmatismo alto que pode ser melhorado e até zerado conforme a retirada dos pontos.

4 comentários:

Andrea Vaz disse...

Alice,

Adorei seu blog, pois é muito informativo ainda mais sobre este tema de doação de córneas. Parabéns!

Vou ler postagem por postagem para entender melhor o que acontece com vc.

Espero sucesso em sua recuperação!

Continue postando que é muito bom!

Tenha um lindo dia!

Manúh =* disse...

muito legal, tbm tenho problema de vista mais nem sei o kee é direito kkkkk

DouglasFerT disse...

Sabe que lendo este post em especial me dou conta que tenho um pequeno problema de visão e que preciso ir no oftalmo novamente.

---
Participe da Semana Consciência Proud.
Uma semana de textos para refletirmos, pensarmos e rever nossos conceitos e atitudes.
http://proudbrasil.blogspot.com/

Drika disse...

O que seria da gente sem você?
Melhoras..
=P
Fica com Deus.