02 janeiro 2009

São Paulo tem recorde de transplantes de córneas e de orgãos em 2008!

São Paulo - O estado de São Paulo teve o melhor resultado da história em realização de transplantes de córneas e de órgãos. De acordo com o balanço da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro até 29 de dezembro de 2008, foram feitas 6.157 cirurgias para transplantes de córneas, 24,8% a mais que o total em 2007, que foi de 4.935. O melhor resultado havia sido em 2006, quando foram feitos 5.306 transplantes de córnea.
No estado existem atualmente 917 pacientes à espera por um transplante de córnea. Em 2003, eram quase 5 mil pessoas na fila. “Hoje o transplante de córneas não significa mais longos períodos na fila. Na capital já houve casos este ano de pacientes que foram inscritos num dia e passaram pela cirurgia na mesma semana. A captação de potenciais doadores nos hospitais melhorou de forma expressiva e hoje a oferta do tecido atende à demanda de forma satisfatória”, afirma o coordenador da Central da Transplantes da Secretaria, Luiz Augusto Pereira.
O número de transplante de órgãos teve de janeiro a 15 de dezembro de 2008, 1.386 cirurgias, número 23% a mais que o total do ano passado, entre janeiro e 31 de dezembro. Foram 72 transplantes de coração, 117 de pâncreas, 752 de rim, 400 de fígado e 45 de pulmão.
No estado, pelo menos 451 doadores tiveram um órgão aproveitado para transplante, contra 376 em todo o ano passado. O melhor resultado havia sido registrado em 2004, com 1.332 transplantes.
Agência Brasil

Se pudéssemos ter essa notícia em todos os estados brasileiros. Se as pessoas finalmente compreendessem a importância da doação...

Inicio 2009 novamente cheia de fé e esperança!

7 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, é preciso sempre apoiar!

www.ofatorx.blogspot.com

Juliano Jacob disse...

Maravilha... Uma boa notícia... Luz no fim do túnel...

Silvana Persan disse...

eu estava justamente assistindo ao Jornal da Globo, quando deram essa notícia (ainda agorinha)! lembrei imediatamente desse blog e vim aqui comentar. tomara que o Brasil um dia sirva como referência em transplantes e que a gente tenha em todos os estados pelo menos um hospital para esse fim, afinal é para isso que a gente paga nossos impostos.
que cada vez mais um número maior de pessoas tomem consciência da doação e que todos os hospitais sejam capazes de recolher (esse não deve ser o termo apropriado) as córneas.

bjs

Gabriela disse...

Achei muito legal a iniciativa de fazer um blog com esse tema tão importante. Parabéns e se depender de nós esse recorde vai ser ainda maior!

Fábio Flora disse...

Bom saber que, em alguns lugares, as filas de espera estão diminuindo!

Henrique S. Nogueira disse...

Olá! Muito obrigado por visitar meu blog. Não é sempre que isso aconteçe. Inclusive, eu já tinha visto esse seu blog, e achei sua "historia" de vida muito interessante. Nunca publiquei nada antes, meu poema nesse livro será a primeira coisa minha que vejo em um livro de verdade. Desculpe o incomodo, abraços.

Anônimo disse...

Uma notícia boa. Será que as coisas vão continuar assim em 2009? Espero que sim. Parece que as pessoas têm se conscientizado mesmo da importância da doação de órgãos e de quão grandioso é esse ato.
Não penso muito na minha morte, não(rsrs), mas a única certeza que tenho é que quero ser uma doadora.
Parabéns pelo blog.
Abraço!