05 julho 2008

BANCO DE OLHOS DA SESAB TEM PROJETO PARA AMPLIAR O NÚMERO DE DOAÇÕES NA BAHIA

"Inaugurado em maio de 2006, o Banco de Olhos da Bahia já contabiliza um aumento significativo no número de doação de córneas: no ano passado foram registradas cerca de 200 doações, contra 100 doações no ano anterior (2006) e apenas 70 em 2005.
O aumento, entretanto, ainda é insuficiente para atender a demanda dos pacientes que precisam de um transplante de córnea, e chegam a esperar mais de um ano pela cirurgia. Para o oftalmologista Jorge Paulo Araújo Oliveira, coordenador técnico do Banco de Olhos da Bahia, com uma maior conscientização da população para a importância da doação e o apoio de todos os segmentos da sociedade, sobretudo da mídia, "a fila de espera para transplante de córnea poderá ser zerada em curto prazo de tempo".
Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cinco milhões de pessoas cegas por falta de um transplante de córnea.
No Brasil, calcula-se que são 25 mil pessoas e na Bahia, terceiro estado mais populoso do país, embora não existam estatísticas oficiais, estima-se que cerca de 700 pessoas aguardam um transplante para conseguir enxergar novamente. "Em nosso estado, a cultura de doação de órgãos é pouco difundida, o que gera imensa quantidade de negativas familiares dos potenciais doadores", aponta Jorge Paulo, acrescentando que o engajamento da sociedade em geral nas campanhas educativas também é muito pequeno na Bahia."
.
.
E por que não iniciar uma Campanha nas Universidades e Escolas? Partindo depois para a conscientização das famílias?
Assim como na Bahia, outros Estados precisam levar ao povo a importância da doação de tecidos e órgãos.
E nós, transplantados e/ou na lista de espera, somos os maiores interessados no aumento sistemático de doadores.
Está aí algo que merece ser estudado...

6 comentários:

Thamara Duvivier disse...

De fato, o povo precisa entender a importância de uma doação! :)
Gostei muito do post... É mesmo preciso uma campanha nas escola e Universidades, afinal, a dor de alguns segundos não se compara a dor que uma pessoa necessitada de doação sente durante uma vida inteira \:
s2

Edu França disse...

Que luta bonita a sua, que lindo, bjs e boa sorte nessa luta quixotesca!

Tyci Olvieira disse...

Pois é, as pessoas deviam transformarem suas dores na alegria de outros. isso conforta, isso faz bem.

Muito legal, querida!

Grupo Saber Viver disse...

Acho que a melhor maneira é o exemplo, por isso já doei as minhas em vida!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Tiffany disse...

Oii, eu gostei muito do seu blog!! e por incrível que pareça minha tia já leu o seu livro e achou muito bom!

beijos!

Fabricio Sheik disse...

Pessoal, sou do RS e estamos juntamente com o hospital Pompéia de Bento Gonçalves organizando o movimento de concientização sobre doação de corneas.. realmente existe muita duvida por parte dos familiares e da população em geral desde o procedimento até como doar.. e isso soh pode ser feito pela familia.. vamos ajudar!!
"se vc pensa que ja viu tudo, então ajude os outros a verem tbm"