09 junho 2008

A partir do dia 22 de fevereiro minha vida se transformou.
Eu vivia obcecada com a lista do Banco de Olhos de Sorocaba. Eu queria poder dizer que mantive a calma que tenho hoje, mas preciso ser verdadeira.
A idéia do transplante e ainda ter que viajar para fazê-lo me deixavam totalmente ansiosa.
Neste período, como eu tinha muita dor no olho e nenhuma lágrima, fiz a oclusão do canal lacrimal e usei lentes para proteger a córnea.
Melhorou, mas a dor não passou totalmente.
Ia ao consultório, no mínimo 1 vez por semana. Olhava a lista de espera 2 vezes ao dia.
Lia na Internet tudo o que se referia a transplante e a técnica que seria aplicada: DSAEK.
De repente, uma bomba: meu plano de saúde não cobria transplantes.
.
O DSAEK é o mais novo método de cirurgia avançada de córnea , indicado para tratar doenças que afetam a porção posterior (interna) da córnea , como a Doença de Fuchs e a ceratopatia bolhosa (descompensação da córnea) após cirurgias intraoculares. Na técnica DSAEK, apenas a camada endotelial, disfuncional, da córnea é substituída por tecido doador saudável , sem a necessidade de incisões na superfície ou suturas. Essa técnica resulta em um resultado refrativo e visual mais rápido e melhor, se comparado com os transplantes de córnea convencionais, também chamados transplantes penetrantes.

Nenhum comentário: