06 setembro 2015

Setembro Verde em vários estados do país 

Goiânia fica verde neste mês de setembro. Para chamar a atenção pelo Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos - 27 de setembro-, prédios públicos e privados ficam iluminados com a cor em alusão à data. A abertura da campanha, intitulada Setembro Verde, será nesta terça-feira, dia 1º, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa. Durante o mês, a Central de Transplantes realizará uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância da doação.

A programação de abertura terá culto ecumênico e apresentação cultural e as presenças do secretário da Saúde, Leonardo Vilela, de deputados estaduais, de pacientes que receberam órgãos e de familiares que autorizaram a doação.

O gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão, explica que o mês de setembro serve para reforçar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. “Sabemos que para haver aumento no número das doações, é necessária uma mudança cultural. Por isso é fundamental que se massifique as ações de conscientização, mostrando à sociedade que por meio da doação podemos salvar uma vida. Este é o sentido da Campanha Setembro Verde”, destaca Luciano Leão. Ele comenta que setembro é lembrado internacionalmente como o período em que se deve chamar a atenção da sociedade para a doação.

Até o momento confirmaram que serão iluminados em verde a Assembleia Legislativa, o Hospital Alberto Rassi (HGG), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo e a Unimed Goiânia.“Ficamos muito felizes porque representantes de algumas instituições parceiras nos procuraram voluntariamente, querendo participar. Isso mostra que o nosso trabalho está tendo resultado”, diz Luciano Leão.

Programação do mês
No dia 15 haverá atividade no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), às 8h30, com a Exibição do filme Feitiço do Coração e debate entre o gerente Luciano Leão, enfermeiros e psicólogos.

De 17 a 19 será realizado no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) o curso de Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O objetivo do curso, voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, é capacitar os profissionais da saúde para implantação desta comissão nas unidades hospitalares.

Na manhã do dia 24, o Hospital Alberto Rassi (HGG) e o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) também receberão atividades da Central com apresentação de filme, homenagem aos familiares de doadores e debate.

Para finalizar a programação, no dia 27 está agendado um passeio ciclístico como ação educativa. A concentração ocorre às 7 horas, no Parque Flamboyant, com participação de servidores da Central e da população em geral.

Central
A Central de Transplantes de Goiás foi criada em 1998 e é vinculada ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Desde então já foram realizados mais de 12 mil transplantes, principalmente de córneas e rins. Em Goiás, mais de 800 pessoas estão na fila para um transplante de córnea. Até o mês de junho deste ano, foram realizados 438 transplantes no Estado.

Nenhum comentário: