20 março 2011

QUAL É A REAL FINALIDADE DE UM TRANSPLANTE ?

Durante muito tempo, após muitas “conversas” na Comunidade de Transplante existente no Orkut e com pessoas que fazem os retornos de consultas em Sorocaba, me deparo com o seguinte questionamento.

Qual a real finalidade de um transplante ?

Nesses anos todos de consultas, cirurgias e... mais consultas, sempre ficou claro para mim que a resposta a essa pergunta era: Extirpar a doença ou o que se fez chegar até a fila de transplante (acidentes, etc...).

Sempre me foi explicado que para se chegar a uma visão com uma boa acuidade visual, era necessário todo um processo, retirar e colocar uma nova córnea não era o suficiente.

Esse caminho, além do transplante, exige disciplina. A disciplina engloba tudo o que é passado após a cirurgia, tudo o que é conversado entre o Oftalmologista e o paciente. Repouso absoluto, não abaixar demasiadamente a cabeça, evitar subir e descer escadas constantemente, não dormir do lado em que se foi feito a cirurgia, não esfregar o olho operado, não deixar de lubrificar a córnea com o colírio, evitar pegar em peso ou praticar atividade física que comprometa os pontos, seguir corretamente os horários estabelecidos para a medicação, etc... fora alguns percalços que podem acontecer, como pontos frouxos ou estourados, conjuntivites e doenças que não foram diagnosticadas antes do TX.

Então não adianta a pressa por querer ter a visão com 100% de acuidade visual em menos de 3 meses, a recuperação de um transplante de córnea é um processo lento e progressivo, tem que se ter muita paciência para chegar a um resultado “satisfatório” e no meio disso, não desista caso apareça um obstáculo a sua frente.

E não podemos esquecer que o apoio de familiares e amigos nessa hora é de extrema importância.

Lenilson Costa

Nenhum comentário: