02 julho 2010

Algumas respostas importantes sobre Doenças da Córnea

Qual a diferença entre o transplante convencional e o transplante com laser?
No transplante realizado com laser, os limites da incisão corneana são mais precisos e mais regulares , o que pode proporcionar um numero menor de pontos e uma recuperação de acuidade visual mais rápida. 
Aparelho Intralase
  

Qual o custo do transplante com laser?
Quando utilizamos o laser ocorre um aumento de aproximadamente 40% no custo da cirurgia.
 

Qual o tipo de anestesia no transplante de córnea?
Atualmente temos utilizado preferencialmente a anestesia local. Em situações especiais pode ser utilizado anestesia geral.

Quantos pontos são dados em um transplante de córnea?
A técnica mais utilizada atualmente para o transplante penetrante de córnea é realizada com 16 pontos separados. É difícil a visibilização dos pontos a olho nu.

Quando e como se retira os pontos?
Os pontos são retirados após 3 meses de cirurgia e não são retirados todos de uma só vez, isto é realizado por etapas de acordo com o astigmatismo induzido e avaliado através de topografia corneana computadorizada.  Em crianças a retirada de pontos é mais precoce.

Qual a porcentagem de sucesso de um transplante de córnea?
O transplante de córnea apresenta alta porcentagem de sucesso. Normalmente varia entre 80 e 90% de sucesso em situações não complicadas (de acordo com estatísticas mundiais). Em casos complicados, a taxa de sucesso pode diminuir conforme a complexidade e da patologia ocular.

Quais os riscos de um transplante de córnea?
Os principais riscos de um transplante de córnea são falência primária e rejeição.

O que é falência primária?
Na falência primária, a córnea doada não apresenta bom funcionamento. Isto é percebido no primeiro mês pós-cirurgia. Neste caso, deve ser feita outra cirurgia.
   
Quais são os sinais e sintomas de rejeição?
Na rejeição a córnea apresenta bom funcionamento inicial e, algum período após, o paciente pode apresentar diminuição da visão e vermelhidão ocular. É importante o diagnóstico e o tratamento precoce para a recuperação.

Até quando o transplante de córnea pode apresentar rejeição?
O período crítico para rejeição é no primeiro ano. Porém, o paciente pode apresentar rejeição até quando viver. Grande parte das rejeicões podem ser tratadas com sucesso se forem diagnosticadas no início. Existe a possibilidade de se realizar outro transplante após a rejeição.

Qual o regime pós-operatório?
O paciente deverá usar colírios de corticóide e antibiótico. Em casos especiais pode ser necessário anti-hipertensivo ocular e medicação oral. Deve-se evitar esforço físico no período de cicatrização e dormir do lado contralateral ao olho operado.

Como se avalia córneas doadoras?
As córneas recebidas como doação passam por um processo de avaliação quanto à sua condição óptica, sendo utilizadas somente córneas que apresentem boa perspectiva para o sucesso do transplante. Mesmo assim, em alguns casos a córnea doada pode não funcionar adequadamente. São também realizados exames sorológicos nos doadores para descartar possíveis patologias infecciosas.

O que se pode esperar de um transplante de córnea?
Geralmente os resultados visuais após transplante de córnea são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante, pode levar meses para a visão atingir seu potencial, porém após algumas semanas o paciente já poderá  perceber melhora.

Como se inscrever para a fila de transplante de córnea?
O paciente deve ser submetido à uma avaliação oftalmológica completa. Diagnosticado patologia corneana que necessite de transplante e descartada outras possibilidades terapêuticas, o paciente é inscrito. O tempo entre a inscrição e a cirurgia é em média de 3 a 4 meses. 
  
Quanto tempo demora após a inscrição para o transplante ser realizado?
Depende do local onde se faz a inscrição. Pode levar de 1 mês a anos. O período pode ser reduzido em situações de prioridade que são pré-estabelecidas pela central de transplantes.

Quais os requisitos para o médico oftalmologista realizar transplante de córnea?
O médico oftalmologista deve ter especialização documentada em transplantes, ser cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence. Isto garante que a fila será respeitada e assegura o paciente que seu médico é competente para indicar de forma precisa, realizar e acompanhar pós-cirurgia.

Todos os hospitais podem realizar transplante de córnea?
Os hospitais, assim como os médicos, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence.

Quanto tempo o paciente tem para chegar ao hospital após o comunicado de que sua cirurgia marcada?
Normalmente um intervalo de 2 a 3 dias entre o comunicado e a data da cirurgia. Assim o paciente tem um período adequado para chegar com tranquilidade ao hospital.

O que é o ceratocone?
O ceratocone é uma patologia na qual há um afinamento localizado da córnea, provocando uma fragilidade e uma protusão localizada. A córnea toma a forma cônica. Isto provoca alterações na curvatura corneana e distorsões na imagem.

Olho normal
Ceratocone

Qual a idade em que se manifesta o ceratocone?
Normalmente, o ceratocone se manifesta entre os 10 e 20 anos de idade. Porém, em alguns casos, pode se manifestar mais cedo ou mais tarde.

O ceratocone é progressivo?
O ceratocone pode ou não progredir, não existe um padrão definido de evolução. O importante é sempre manter consultas regulares com o oftalmologista.

Qual a origem  do ceratocone?
Não há até o momento uma etiologia elucidada sobre o ceratocone. Sabe-se que existem casos relacionados à alergia ocular e também casos familiares esporádicos. O ceratocone não é hereditário por regra.

O ceratocone pode voltar após o transplante de córnea?
Geralmente não há recorrência do ceratocone após o transplante. Existem casos relatados de pacientes que desenvolveram ceratocone após o transplante. Porém não se sabe se o paciente desenvolveu ceratocone na córnea doada ou a córnea doadora é que tinha predisposição para desenvolver ceratocone.

Quando está indicado o transplante de córnea no ceratocone?
O transplante de córnea é realizado no ceratocone quando  o paciente não apresenta visão satisfatória com óculos e/ou lentes de contato ou apresente intolerância ao uso de lentes de contato.

Quais os avanços atuais no transplante de córnea para ceratocone ?
Atualmente temos usado o laser de femtosecond para a realizacao de transplantes no ceratocone . Esta técnica permite uma recuperação mais rápida e menor numero de pontos.


Todos os casos de ceratocone necessitam de transplante de córnea?
Não. Alguns casos podem ser corrigidos por óculos ou lentes de contato. Outra possibilidade é o implante do anel de Ferrara.

O que é anel de Ferrara?
O anel de Ferrara  é  formado por 2 pequenas  pecas de 180 graus  (material acrílico )  que é implantado no estroma corneano (parte media da córnea). O anel de Ferrara foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como procedimento terapêutico para ceratocone através da resolução 1762/05 de janeiro de 2005.
 

Como funciona o anel de Ferrara?
O anel de Ferrara  “regulariza” a superfície corneana que está com a forma cônica no ceratocone. Na maioria das vezes ocorre uma melhora da visão mesmo sem o auxilio de óculos. Pode ser necessário o uso de óculos e/ou lentes de contato após o implante de anel de Ferrara.

Quais os avanços na cirurgia de anel de ferrara ?
Atualmente tem se usado o laser de femtosecond para o implante do anel de ferrara .
 

Quais as vantagens de se utilizar o laser para o implante do anel ?
Com o uso do laser , o implante do anel é mais preciso , o que proporciona um melhor resultado .


Quais os custos da utilização do laser para o implante do anel de ferrara ?
Para utilização do laser no implante do anel , o custo da cirurgia é em média 40% maior em relação ao implante convencional .
 

O anel de Ferrara esta indicado em todos os tipos de ceratocone?
Grande parte dos pacientes com ceratocone podem se beneficiar com o anel de Ferrara, porem é importante uma avaliação para se verificar a possibilidade e a segurança do implante e também as chances de sucesso de cada caso.

Qual a probabilidade de sucesso cirúrgico?
O sucesso cirúrgico dos implantes tem sido muito satisfatório. Porem é importante ressaltar que é imprescindível uma avaliação pré operatória minuciosa para se detectar os casos em que o implante não esta indicado.

Quais os riscos do implante de Anel de Ferrara?
A complicação mais freqüente do implante de Anel de Ferrara é a extrusão espontânea do mesmo. Isso ocorre em 10 a 20%  dos casos. Não é rejeição. A extrusão depende da espessura corneana do paciente e da profundidade em que o anel foi implantado. Porém mesmo em casos em que a técnica cirúrgica foi precisa, pode ocorrer extrusão do anel .

O que acontece com o olho apos a extrusão do anel de Ferrara?
O olho volta ser como era antes do implante do anel. Esta é uma vantagem do procedimento, ser reversível. É possível um novo implante ou em alguns casos o transplante de cornea torna se necessário.

Aonde esta disponível a técnica cirúrgica?
A cirurgia é realizada  em vários centros brasileiros. 

O que é ceratopatia bolhosa do pseudofácico?
A ceratopatia bolhosa ocorre geralmente após  cirurgia de catarata ou outras cirurgias oculares. Normalmente, a córnea já apresenta fragilidade antes da cirurgia de catarata. A córnea torna-se edemaciada impossibilitando boa visão.

Quando o paciente desenvolve ceratopatia bolhosa?
A ceratopatia bolhosa pode se desenvolver imediatamente após a cirurgia ou levar algum tempo. A córnea toma aspecto branco azulado.

O que é distrofia de Fuchs?
A distrofia de Fuchs é uma patologia na qual há uma fragilidade corneana, pode ocorrer edema de córnea sem cirurgias prévias.

O transplante de córnea é uma possibilidade terapêutica neste caso?
Para restabelecer a visão, o transplante de córnea é o único meio para a ceratopatia bolhosa. Existem outras possibilidades terapêuticas, porém estas somente propiciam alívio sem melhora visual  e estão indicadas quando o paciente sente dor e está aguardando transplante de córnea.

O que é leucoma corneano?
Leucoma é uma opacidade corneana. A córnea toma aspecto branco em toda sua extensão ou em parte.

Como se desenvolve leucoma corneano?
O leucoma pode ser congênito ou se desenvolver após doenças infecciosas (principalmente herpes ocular) ou traumas.

Como o leucoma corneano prejudica a visão?
O leucoma é uma opacidade que pode se localizar centralmente e também  provocar alterações na curvatura corneana, diminuindo a visão.

O herpes pode recorrer na córnea após o transplante de córnea?
Sim, o herpes se localiza no gânglio nervoso e pode recorrer na córnea transplantada podendo determinar a perda do transplante.

Existem cuidados especiais no transplante por leucoma pós-herpes?
O paciente deve tomar medicação (aciclovir oral ou similares) por pelo menos 6 meses após o procedimento cirúrgico.



Nenhum comentário: