26 junho 2009

Pesquisa premiada nos EUA

A pesquisa promissora na área de terapia celular feitas pelo médico Gustavo Grottone recebeu o prêmio Johnson & Johnson 2009 no maior congresso de pesquisa em oftalmologia do mundo, realizado em Fortlauderdale, Flórida, de 3 a 7 de maio.
O estudo, que vem sendo desenvolvido como tese de doutorado no departamento de oftalmologia da Unifesp, consiste em uma nova abordagem no campo de doenças da córnea. "O uso de técnicas de última geração com terapia celular e células-tronco traz a esperança da realização da medicina regenerativa", enfatiza o médico.
Ele explica que "no projeto atual, as células mais internas da córnea doente são substituídas por células sadias, evitando o transplante de córnea em muitos casos. Desta maneira o transplante de córnea pode vir a ser substituído nos próximos anos por algo simples como uma injeção, não havendo necessidade de pontos ou qualquer outro procedimento cirúrgico mais complexo", adianta.
Outros testes executados no mesmo projeto vêm demonstrando a possibilidade de utilizar células-tronco para recuperar a superfície mais interna da córnea, que comumente é afetada na maioria dos pacientes que necessita de transplante de córnea após uma cirurgia de catarata, por exemplo.
.
Fonte: http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=3285 em 07/06/2009

Nenhum comentário: