12 março 2009

Belíndia

Contando com uma das maiores áreas territoriais do planeta e com uma população próxima dos 200 milhões de habitantes, o Brasil é um país que ainda convive com enormes diferenças, sendo considerado uma espécie de campeão mundial na má distribuição de renda. Já foi chamado de “terra de contrastes” e houve até quem inventasse um termo — Belíndia — para defini-lo, a partir da tese de que nele convivem uma Bélgica e uma Índia. Ao mesmo tempo em que conta com setores extremamente dinâmicos, com elevadas taxas de produtividade e com capacidade de competir no mercado mundial, o país mantém expressivo número de analfabetos, um sistema educacional bastante falho quanto à qualidade, um precário sistema público de saúde entre tantos outros problemas.

Um grande número de brasileiros perde a visão ou convive com uma visão sub-normal por desconhecer a causa da cegueira. Grande parte tem cura. Basta uma cirurgia, um transplante. Só que sem dinheiro não há médicos especialistas. Sem dinheiro não há plano de saúde e o SUS não possui estrutura na maioria dos estados.

Me dói saber que muitos não têm a minha sorte de ter um plano de saúde, um excelente médico especialista e a felicidade de ter tido a chance de curar a minha doença.

3 comentários:

manzas disse...

Provei o fel sabor de uma outra vida
Nas ruas desnudadas, lotes incertos do sem andar…
Caminhei pelos desertos secos de alma perdida
Entrando pela porta em que ninguém quer entrar

Passando para dizer,
Que me apraz aqui estar…
Que nesta sexta-feira treze,
Aconteça o que acontecer
Um bom fim-de-semana irá ser
E que o amor e paz possa reinar!

O eterno abraço…

-MANZAS-

30 e poucos anos. disse...

A ignorancia de boa parte dos brasileiros é muito gde e não só para a cegueira e possíveis causas e curas.

Esconderijo disse...

Esse é o nosso país, rico e pobre, feliz e triste, capaz e incapaz, com recursos e miserável. Infelizmente convivemos com essas discrepâncias. BRASIL.

http://escondidin.blogspot.com/