03 abril 2011

Depoimento de Elenita Cardozo

Tudo começou assim:
Sempre usei óculos mas nunca enxergava direito, mesmo com óculos. Até  que ao fazer exame de rotina, fui  diagnosticada com ceratocone. Isto ocorreu em 1997. Imediatamente diagnosticado, comecei a usar as lentes rígidas. No começo achei bem difícil, mas como eu já havia percebido que com as lentes eu enxergava muito melhor, fiz um esforço estupido para me acostumar. Usei as lentes durante +/- 12 anos.
Em 2008 comecei a perder muitas lentes... elas não paravam em meus olhos e como não enxergava sem elas, nunca conseguia achá-las, tendo que mandar fazer outras.
O meu sonho era colocar o anel de Ferrara, pois as lentes já estavam incomodando bastante, além das perdas seguidas... Eu já tinha ouvido falar do anel de Ferrara... passei por vários médicos aqui em SP, mas o custo era muito alto e eu não tinha condições de pagar. Até que descobri que em Sorocaba eles faziam o implante via SUS. Foi aí que comecei a ir lá.
A minha 1ª consulta foi para eles avaliarem se era caso de anel ou transplante....Eles avaliaram, e indicaram o anel e me passaram uma guia para eu fazer o teste do anel, pra ver se não haveria rejeição ou não.
Como era nov/2008 e pelo SUS, só consegui agendar este tal exame para mar/2009...enquanto isso, ia levando com as lentes...Mas nesta altura eu já estava tendo problemas no meu trabalho, devido ao fato de não estar enxergando direito.  Eu trocava muito os números...
Quando finalmente chegou março e fui a Sorocaba fazer o teste, o Ceratocone já tinha se agravado tanto que  já não era mais indicado o anel e sim o transplante das duas córnea. Como o transplante o convênio dava cobertura também, comecei a passar com o mesmo médico, pois pelo convênio seria tudo mais rápido (quanto às consultas e não quanto a fila do transplante, que é a mesma).
Nesta época eu já não conseguia usar as lentes e estava tendo dificuldade para me locomover, para subir e descer excadas, não enxergava buracos nas ruas, não enxergava as pessoas direito, ficou tudo muito branco, embassado.
Sendo assim, me afastei do trabalho em abr/09; fiquei no INSS até que voltasse a enxergar pelo menos para leitura... Fiz a 1ª cirurgia em julho/09
Correu tudo bem. Não senti absolutamente nada! Não senti nenhuma dor! Nenhuma complicação!
Voltei a trabalhar em  mai/10. Nesta época já estava enxergando para leitura, mas não tinha a profundidade das coisas ainda...precisava operar o outro para melhorar a visão como um todo.
Hoje tenho 80% da visão! Graças a Deus!
O 2º transplante fiz em 19/ago/2010, pois tem que ter um intervalo de 1 ano entre uma cirurgia e outra; para esta cirurgia fiquei somente 15 dias afastada do meu trabalho, pois eu já enxergava, por causa do outro olho...Como no outro transplante, não senti absolutamente nada neste também; Só a recuperação que está mais lenta que do outro olho.
Já quase 7 meses após a cirurgia, e não enxergo nada ainda...
O médico disse que provavelmente para este olho não vou ter o mesmo resultado que o outro...mas que vai melhorar...não tanto quanto o outro, mas vai melhorar...
Quanto ao atendimento lá em Sorocaba, não tenho do que reclamar....excelente o atendimento de todos! Eles estão de parabéns! Merecem o título de hospital referência da América Latina;
E é isso aí pessoal...Qualquer coisa a mais que queiram saber, é só perguntar!
 
Abraços à todos e boa sorte!
 

Elenita Cardozo


4 comentários:

Alex disse...

Fiz o exame quando tinha 17 para 18 anos, tive que comprar as lentes mais por falta de verbas não conseguir, não liguei pra comprar depois,hoje estou com 32 anos e sinto falta das lentes,parece estar complicando o meu caso. os médicos na época disse que não tem cura.
Alex Monteiro /RJ Porto Real

Diego disse...

Sempre eh bom saber de pessoas que fizeram o transplante e deu certo isso me conforta muuito.
confesso que to bem mais calmo com teu depoimento :)
e quanto ao seu ultimo olho transplantado vc pode usar lente especial pra pós transplante.
tenho ceratocone tambem e uso lentes mas elas estao machucando, nao quero fazer transplante ainda porque sou novo.. entao é isso obrigado por me deixar mais calmo em relação a isso.
e procure sobre a lente RPG PCR (acho que é esse o nome) caso vc precise melhorar tua visao. isso é so uma dica.

Dani Tobias disse...

Oi!
Tenho cornea guttata. Meu olho diteito esta c edema. Sinto dor e embaçamento devido humidade.
Estou usando colirio Nacl. Estou preocupada. Fiz novos exames agora e vou refazer o oculos. Sinto muito cansaço no olho direito e ele sai muita agua.
Meu email: danirtc@hotmail.com

Unknown disse...

Coloquei anel de ferrara pela horp de São José do rio preto , pois tenho ceratocone estava avançando muito . Faz 7 dias que fiz e cirurgia e minha visão está muito melhor