As imagens tridimensionais que são transmitidas pelos televisores e nos cinemas funcionam da seguinte maneira: há duas imagens (porisso a tela fica embaçada quando nao usamos o óculos), um imagem no qual a lente do seu olho direito faz você enxergar uma imagem, e a outra lente do lado esquerdo faz você enxergar uma outra imagem, ambas são processadas pelo seu cérebro onde ocorre a fusão binocular, se juntam e criam a sensação de profundidade.
Mas o que algumas pessoas não sabem é que não é todo mundo que consegue fazer essa fusão binocular, ou seja, as imagens não chegam de maneira correta ao cérebro.
Agora, vamos entender melhor o que é a visão binocular: A visão binocular é, o nome dado à visão somada dos dois olhos. Há uma série de vantagens geradas por este tipo de visão. Pessoas com problemas sérios em um dos olhos, por exemplo, podem continuar enxergando, pois se um dos olhos estiver em condições, o outro passa a ser menos requisitado.
Isto acontece com frequência em pacientes que apresentam a ambliopia (sim, a doença do “olho preguiçoso”). Este tipo de paciente costuma possuir um dos olhos em condições aceitáveis para a visão, mas o outro funciona apenas como acessório. Geralmente pessoas que tem esse problema de “não-visão” binocular perdem, várias vezes no dia a noção de profundidade. Agora pense, tudo que fazemos o dia inteiro depende dessa tal visão, então imagine-se sem noção de profundidade nenhuma, você não iria saber diferenciar um objeto que está a 5 metros de um que está à apenas 2 metros, sairiamos tropeçando pelas calçadas e batendo em todos os obstáculos possiveis!
Tudo bem, mas quem realmente não enxerga o 3D?
Como ja citamos, quando os olhos não estão totalmente alinhados, deixa a fusão de imagens debilitada e perde-se a noção de tridimensionalidade, resumindo, a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões.
Mesmo as pessoas que passam por cirurgias para corrigir os olhos, a fusão binocular não funcionará, pois a cirurgia muda a estética, a imagem captada pelos olhos continua sendo a mesma.
Eu tenho o problema, isso significa então que os óculos não me ajudam em nada?
Errado, pois mesmo que você tenha o problema os óculos te ajudam a não ver as imagens duplicadas, as duas lentes dos óculos 3D fazem a junção da imagem no seu cérebro, mas a estereopsia não age com total eficiência, por isso a profundidade é menos percebida. Mas não se preocupe você não está sozinho, boa parcela da população mundial tem problemas ao tentar enxergar o 3D.
Leia mais: http://www.infomaniaco.com.br/curiosidades/porque-algumas-pessoas-nao-enxergam-em-3d/#ixzz1I6DS1NTe
Nenhum comentário:
Postar um comentário