05 março 2012

RJ terá hospital especializado em transplantes, diz Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou, nesta segunda-feira (5), que o estado vai ter um hospital especializado em transplantes. Para isso, um hospital federal vai se tornar estadual e passará por reformas. Até a nova unidade ficar pronta, os transplantes de coração, rins e pâncreas serão feitos no Instituto do Coração Aloysio de Castro (IECAC), no Humaitá, na Zona Sul da capital fluminense.
De acordo com o secretário de saúde do Rio, Sérgio Côrtes, até o fim do ano já deve estar em funcionamento o novo centro de transplantes, que deve contar com ajuda da rede privada. “Vamos firmar um termo de cooperação técnica com o Hospital Sírio Libanês, que dará suporte à rede estadual para podermos avançar com o programa”, afirmou o secretário em nota.
Dados da Secretaria apontam o Rio como o estado que teve o maior índice de avanços na área de transplantes em 2011, ano em que chegou ao 6º lugar do ranking nacional em quantidade de transplantes. Ainda segundo a secretaria, a expectativa é aumentar o número de doadores no estado: dos 121, em 2011, para 220, em 2012.
“Só nos dois primeiros meses deste ano foram contabilizados 40 doadores, sendo que cada um doa em média três órgãos. Em 2011, em todo o primeiro trimestre, foram apenas 12 doadores”, informou a Secretaria, em nota.
A nova unidade a ser implantada no Rio é fruto do Programa Estadual de Transplantes (PET), segundo a Secretaria de Saúde. “Desde a criação do PET, em 2010, o estado triplicou a relação de doadores por milhão e hoje tem uma média de 13,9 doadores, já acima da média brasileira, atualmente em 11 doadores por milhão de habitantes”, afirmou a Secretaria, em nota

Nenhum comentário: