16 março 2012

Depoimento de Paulo Lamblet Berruezo

Tenho 23 anos, sou estudante de medicina e sou portador de ceratoconjuntivite alérgica e tenho olhos muito secos.
Em 2007 tive uma úlcera de córnea bem pequena no olho direito em virtude de uma crise de conjuntivite alérgica grave que infectou e evoluiu com essa úlcera. Tratei cuidadosamente e fiquei bem.
Em 2009 tive outra úlcera de córnea exatamente no mesmo lugar da outra, também em função de uma ceratite. Tratei meticulosamente e fiquei bom de novo, restando um pequeno leucoma...
Até que em janeiro de 2012, "do nada" apareceu uma terceira úlcera de córnea, também no mesmo lugar das outras duas. Só que dessa vez, eu não estava em crise de conjuntivite nem ceratite. O olho estava calmo e tranquilo. Meu médico, especialista em córnea, diz que é uma úlcera trófica ou "úlcera em escudo" que é tipo uma úlcera alérgica, onde não há infecção, e ela simplesmente abre por falha no epitélio da córnea ou na cicatriz das outras úlceras. Ele acredita que pode ter sido em virtude do olho seco. Acontece que, dessa vez, por mais cuidadoso que eu tenha sido, usando vários medicamentos religiosamente na hora certa, essa úlcera foi ficando mais fina e mais fina... Meu médico resolveu pedir uma lente terapêutica para mim. No dia em que fui aplicar a lente terapêutica, a úlcera já estava extremamente fina e durante a colocação da lente, minha córnea perfurou. Felizmente, ela perfurou na frente do médico, que fechou rapidamente com a lente e a cola de cianoacrilato. Porém vazou um pouco de humor aquoso e a câmara anterior do olho meio que se fechou. Ele então disse que eu necessitaria de um transplante de córnea em caráter de urgência para refazer a câmara anterior do olho. Isso aconteceu numa sexta feira. Não sei se por milagre ou muita sorte, quando fui no consultório dele na segunda, a câmara anterior do meu olho tinha se refeito sozinha e o humor aquoso já tinha se restabelecido, e o meu olho voltou a sua anatomia interior normal. Porém, ainda estou com a lente terapêutica e a cola segurando a úlcera na córnea. Por isso, felizmente, não preciso mais fazer o transplante em caráter de urgência como antes pois a câmara já voltou ao normal. Mas ainda preciso fazer o transplante pois minha córnea está perfurada e por mais que cicatrize, já é a terceira lesão, e a córnea não terá mais estabilidade. Logo não tem jeito, tenho que trocar a córnea do olho direito.

Aí começa meu dilema, pois estou MORRENDO de medo dessa cirurgia, pela minha condição de ter ceratoconjuntivite crônica, que aumenta muito a chance de rejeição. Nunca consegui controlar minha alergia nos olhos, e a secura também. Só consigo controlar com corticoides... E quando usava corticoide, abaixava muito minha imunidade e infectava. Minha situação é essa... Estou sem saída, tenho que fazer um transplante e tenho altíssima probabilidade de rejeição. Meu médico está esperando aparecer uma córnea e me ligará a qualquer momento, pois disse que meu caso tem prioridade pelo meu olho estar perfurado. Então a qualquer momento ele vai me convocar pra operar. Estou meio que desesperado e tentando me conformar, pois como disse, não tenho escolha. Tenho que fazer o transplante de qualquer forma e com grande chance de rejeição. Meu sentimento agora é de medo, ansiedade, apreensão e mais um pouco de medo.

(Paulo, hoje, 16 de março, recebeu uma córnea nova. Que a sua recuperação seja tranquila)

Um comentário:

Priscila disse...

Li toda a história dele e vou orar muito a Deus para que lhe ajude a não ter mais complicações.

Minha mãe tem ceratite, úlcera na córnea, com inflamação forte, cicatriz branca e coceira. Gostaria de saber qual foi o médico do Daniel ou algum outro especialista de renome, pois já fomos em inúmeros médicos e nenhum conseguiu resolver. Acredito que hoje ela terá que fazer um transplante pela gravidade da situação, mas queria um médico que a ajudasse nesse momento. obrigada.